29 de jun de 2011

Desfile do Bando Anunciador – O cortejo vai às ruas no próximo domingo, 3 de julho.


      O Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) lança na quinta-feira (30) mais uma edição do Bando Anunciador da Festa de Santana. A programação começa a partir das 19h30 com a mesa redonda “O Bando Anunciador, Memórias e Experiências”, reunindo o advogado Helder Alencar e a empresária Ozana Barreto. Eles vão falar das  experiências vividas no Bando  e as características originais do festejo. A iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) integra o projeto de resgate cultural da região

      O Projeto Bando Anunciador da Festa de Santana é também o mote para discutir as questões que envolvem a cidade, seus valores e identidade. De acordo com Celismara Gomes, diretora em exercício do Cuca, a iniciativa possibilita não somente reviver um momento que marcou época a história de Feira de Santana, mas também “repensar a cidade do ponto de vista cultural”.
       Além da mesa redonda, a noite de quinta-feira ainda reserva outras atrações, como a escolha da Rainha do Bando 2011 e a abertura da exposição fotográfica “O Bando Anunciador registro iconográfico 2010 e memórias dos anos 1970”. A mostra reúne trabalhos de George Lima, Beto Souza, Juraci Dórea. Aldo Lima, Tomaz Coelho e Arlindo Washington.
       Toda essa programação tem como objetivo preparar o desfile do Bando Anunciador, resgatado pelo Cuca/Uefs em 2007.  O cortejo vai às ruas no próximo domingo, 3 de julho, com saída do Cuca às 7h. Percorre a rua Conselheiro Franco (antiga rua Direita), passando pela Igreja dos Remédios até a praça Fróes da Mota, retornando pela rua Direita, praça da Bandeira, rua Marechal Deodoro, Beco do Mocó e praça da Matriz, encerrando no Cuca.
       O desfile, que tem como característica maior a irreverência, além de muita alegria e animação, reúne mascarados, baianas com suas
indumentárias típicas, e um grande número de populares que percorrem as ruas centrais da cidade, ao som de zabumba e do espocar de foguetes e fogos de artifício.
Fonte: Socorro Pitombo - Assessoria Cuca - Site UEFS
Fotos: Edvan Barbosa - Ascom/Uefs

Um comentário: