Páginas

19 de set. de 2011

Pelo reconhecimento do Estado Palestino

Por Felipe Ultramari*
No próximo dia 20 de setembro, o governo da Palestina levará à Assembléia Geral da ONU o pedido de reconhecimento do estado palestino. Tudo indica que a proposta será aprovada pela maioria dos países, o que provavelmente deve se seguir o veto dos EUA.
          A proposta surge numa conjuntura cada vez mais desfavorável ao governo de Israel. A revolução que depôs Mubarak, o principal aliado árabe de Israel, desencadeou uma nova geopolítica: o governo provisório egípcio abriu sua fronteira com a Faixa de Gaza, e agora já se está falando do fim do pacto de Camp Davis. O povo egípcio está demonstrando forte adesão à causa palestina, como visto na recém ocupação da embaixada israelense por manifestantes no Cairo. Além disso, a revolução árabe incitou a retórica pró-palestina do governo turco e inspirou centenas de milhares de jovens israelenses a lutar por seus direitos, abalando o próprio governo. A resolução proposta pelo governo palestino se inspira nestes ventos de mudanças e certamente inspirará as mudanças que ainda virão.
        O reconhecimento do Estado Palestino seria um primeiro passo favorável à luta histórica do povo palestino pela recuperação de seus territórios. Seria uma conquista importante de uma luta mais ampla pelo fim do regime sionista, das ocupações israelenses, do cerco a gaza, pelo restabelecimento das fronteiras de 1967 e a volta dos refugiados, além do reconhecimento de Jerusalém como Capital. O eventual reconhecimento garantiria um novo patamar de legitimidade às posições palestinas, mudaria a correlação da forças e o sufocamento que sofre o povo palestino, cercado por tropas sionistas há 63 anos, e serviria ao isolamento do governo sionista. Luta da qual o povo palestino deve ser protagonista, mas à qual se soma todo o povo árabe e os internacionalistas combativos.
* Sociólogo e colaborador da Secretaria de Relações Internacionais do PSOL
_________________
Pedimos divulgação por e-mails e nas redes sociais.

Faça parte do perfil: Facebook - Página 50

Nenhum comentário:

Postar um comentário