Páginas

11 de fev. de 2011

Liberdade a Cacique Jamopoty (Maria Valdelice) e ao Povo Tupinambá


Hoje é o oitavo dia em que Maria Valdelice Amaral de Jesus, a Cacique “Jamopoty” do Povo Tupinambá de Olivença encontra se DETIDA na penitenciaria de Itabuna-BA.

Nossa Cacique, a liderança maior do nosso povo, esta em reclusão por determinação da Juiza Federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva em cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pelo Juiz Federal Pedro Alberto Calmon Holliday. A Cacique Valdelice esta sendo acusada dos crimes de Esbulho Possessório (art. 161 §2º,II CP), Formação de Quadrilha ou Bando (art. 288 CP) e Exercício arbitrário das próprias razões (art. 345 CP).

Parece-nos então, que ser hoje líder de um Povo, é ser criminoso. Pois, retomar nosso Território Tradicional, visto o Estado não cumprir com seu compromisso, virou esbulho possessório, agir coletivamente, o que é um marco tradicional de todos os povos indígenas, virou formação de quadrilha e lutar por nossos direitos, negados pelo Estado Brasileiro, virou exercício arbitrário das próprias razões.

Nós Indígenas não somos invasores de terras. Quando o Brasil foi invadido pelos Portugueses, aqui nós já existiamos. Nossos ancestrais já habitavam este território chamado Brasil.

A cada dia estamos perdendo nossos lideres que acabam sendo mortos e/ou presos e/ou desaparecidos. Precisamos que o processo Demarcatório (N° 08620.001523/2008) seja concluído, pois enquanto houver fazendeiros políticos com grande dinheiro envolvido, continuaremos a sermos usados e ameaçados por eles. Cabe ressaltar que soubemos na tarde de segunda-feira que o processo de Demarcação de nossas Terras foi SUSPENSO pelo mesmo Juiz Federal Pedro Alberto Calmon Holliday (N° 2010.33.01.000173-4).

Chega de massacre, precisamos da demarcação para frear os conflitos, Queremos nossa Cacique de volta para nossa aldeia, Queremos PAZ e queremos a Demarcação.
Pedimos ao governo que prevaleçam nossos direitos para podermos viver em PAZ em nossas terras Tupinambás!

Awere!!! Aguardamos Vossas Manifestações!!!
Comunidade Indígena Tupinambá de Olivença

Nenhum comentário:

Postar um comentário