Páginas

24 de jun. de 2011

Religiosos participam da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo

Pela primeira vez a 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que acontece no dia 26, domingo, contará oficialmente com representantes de grupos religiosos participando do seu trajeto pela Avenida Paulista. O tema da parada este ano é: “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! – 10 anos da Lei 10.948/01”.

Duzentas pessoas, entre anglicanos, metodistas e luteranos, devem participar da passeata. Budistas e hinduístas também foram convidados. Os religiosos usarão uma camisa que traz estampada a frase ‘O amor lança fora todo o medo’ e no verso, “religiosos e religiosas contra a homofobia”.
A relação do preconceito com a religião é o tema deste ano. Uma carta lida na coletiva de abertura da 15.ª edição do Orgulho LGBT explicou a citação: “Respeitosamente, nos apropriamos dela para pedir fim à guerra travada entre religião e direitos humanos”, dizia o manifesto. A carta menciona ainda que 260 gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais foram mortos em 2010 em todo o Brasil, vítimas dos chamados crimes de ódio, segundo dados levantados pelo Grupo Gay da Bahia no País.

A Paulista, endereço da Parada Gay desde 1997, tornou-se uma vitrine da homofobia por conta de agressões a homossexuais registradas ali. Em dezembro do ano passado, um grupo formado por quatro adolescentes e um jovem de 19 anos agrediu com chutes, pauladas e lâmpadas fluorescentes três rapazes que passavam.

KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço, juntamente com a Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade, a Rede Ecumênica da Juventude (REJU) e a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT) apoiam a luta dos homossexuais pela aprovação de leis que lhes garantam o pleno exercício da cidadania.

Para tanto, foram organizados os seguintes eventos:

Dia 23 de junho: Feira Cultural LGBT que acontece no Vale do Anhangabaú.

Dia 26 de junho: Caminhada de religiosos e religiosas unidos em torno do texto bíblico encontrado em 1 João 4.18: “o amor lança fora todo o medo”.
As pessoas interessadas em apoiar essa causa, poderão se inscrever pelo e -mail: eventos.sp@koinonia.org.br ou pelos telefones: 11-3667-9570 ou 3667-8161
As 200 (duzentas) primeiras inscrições receberão uma camiseta com o slogan da caminhada.

Sobre a Parada GLBT de São Paulo
A Parada do Orgulho GLBT acontece desde 1997 e a atualmente reúne mais de 3 milhões de pessoas na Avenida Paulista e Rua da Consolação, principais avenidas da cidade São Paulo. Há 15 anos a Parada dar visibilidade às categorias sócio-sexuais e fomenta a criação de políticas públicas para lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Para isso, todo ano ocupa os espaços públicos para elevar a autoestima dos LGBT e sensibilizar a sociedade para o convívio com as diferenças. O tema deste ano da Parada GLBT, que acontecerá no dia 26 de julho é: “Amai-vos uns aos outros – basta de homofobia”.


Com informações do Programa Saúde e Direitos de KOINONIA

Fonte: KOINONIA

Um comentário:

  1. Fico MUITO feliz em saber que existem religiosos que colocam o Amor em primeiro lugar, como Jesus o fez. Já sabia que a religiosos Luteranos apoiam a causa da tolerancia, pois sou luterano e me orgulho disso.

    ResponderExcluir