Páginas

4 de ago. de 2015

JHONATAS É ENTREVISTADO NO PROGRAMA A VOZ DA SOCIEDADE

No ar pela Rádio Sociedade e apresentado por Leon Vanderley, o programa A Voz da Sociedade teve como entrevistado Jhonatas Monteiro (PSOL), no dia 02 de agosto. A entrevista fez parte de uma série de entrevistas com os ex-candidatos a prefeito de Feira de Santana no ano de 2012. Inicialmente, Jhonatas falou sobre sua trajetória de vida, enquanto negro e morador do bairro da Queimadinha, e sobre suas primeiras experiências de engajamento, ainda na adolescência, em grupos de jovens ligados à Igreja Católica.

Jhonatas fez uma avaliação de sua participação em disputas eleitorais, tanto em 2012, quando concorreu ao cargo de prefeito, quanto em 2014, quando disputou uma vaga na Assembleia Legislativa. Para o entrevistado, o resultado de 2012 – quando sua candidatura obteve quase 10% dos votos e mais de 27 mil votos –, foi surpreendente do ponto de vista do que era estimado pelos analistas políticos tradicionais, mas expressou um anseio histórico da maioria da população feirense por uma alternativa política para os problemas enfrentados pelo município. Assim, o resultado eleitoral em 2014 mostrou que a votação anterior não foi obra do acaso, pois mesmo sem presença efetiva na mídia a candidatura para deputado estadual obteve quase 24 mil votos e foi a quarta mais votada em Feira, sendo também a mais votada do PSOL na Bahia – Nesse sentido, só não se elegeu porque o Partido não atingiu o chamado “quociente eleitoral”. O socialista destacou ainda, que ambas as candidaturas mantiveram o mesmo método colaborativo, baseado na construção participativa das propostas, na recusa ao financiamento empresarial e na campanha corpo a corpo junto à população.

Em interação com o público ouvinte, Jhonatas discutiu também alguns pontos necessários para melhora da educação pública e defendeu a laicidade do Estado brasileiro, destacando que não se trata de uma posição antirreligiosa e sim da garantia do respeito à diversidade de crença e não crença. No bloco final, o entrevistado avaliou negativamente tanto o governo municipal quanto o estadual, e falou sobre a situação urbana feirense em específico. Para Jhonatas, o tipo de gestão conservadora feita pelo grupo que está no governo municipal há uma década e meia separou o crescimento do município da garantia do direito à cidade da maioria da população, o que é evidenciado pela falta de preservação das áreas verdes, na ausência de áreas públicas de lazer, nos diversos problemas de infraestrutura urbana e, em especial, no caos do transporte público. Nesse quadro, Jhonatas ressaltou que o atual projeto de Bus Rapid Transit (BRT) imposto pelo governo municipal, desvinculado do planejamento urbano e da participação popular, agravará os problemas da cidade ao contrário do indicado na propaganda oficial. Jhonatas ainda agradeceu a atenção dos ouvintes e ao convite de Leon Vanderley, bem como se colocou à disposição para aprofundar essa discussão em programas futuros.


Ascom PSOL Feira

Nenhum comentário:

Postar um comentário