Páginas

28 de jul. de 2015

PSOL FEIRA DE SANTANA DEBATE ELEIÇÕES 2016

Em mais um momento democrático de decisão sobre os rumos do PSOL do município de Feira de Santana, filiadas e filiados se reuniram na primeira de uma série de plenárias eleitorais. O encontro, realizado no último sábado (25 de julho), teve como objetivo fazer uma reflexão coletiva acerca do cenário social e político vivido no município e como o PSOL, a partir da sua postura crítica e combativa, continuará defendendo radicalmente os interesses da maioria da população em sua diversidade. O debate teve como horizonte as eleições municipais de 2016, tendo em vista o papel que o PSOL vem cumprindo nos últimos processos eleitorais ao apresentar uma alternativa pela esquerda e enfrentar as propostas conservadoras dos partidos tradicionais.

A militância fez um diagnóstico da conjuntura de Feira considerando as várias lutas empreendidas a partir da organização popular, por um lado, contra as ações antidemocráticas, autoritárias e ilegais que o atual governo municipal tenta colocar em prática, e, por outro, as várias greves e manifestações que têm enfrentado os governos estadual e federal na sua política de retirada de direitos. Dessa forma, se o cenário feirense ainda é difícil para uma alternativa de esquerda pela evidente presença do clientelismo e aparelhamento da máquina pública pelos partidos tradicionais, nem de longe a realidade local é pacata: o cotidiano dos bairros e dos distritos é marcado por manifestações, muitas vezes explosivas, de descontentamento. Em especial, como visto nas redes e ruas, há um evidente desgaste do modo de gestão do DEM simbolizado no atual quarto mandato de José Ronaldo. Ao mesmo tempo, o PT se mostra incapaz de hoje fazer a contestação radical a essa forma de gestão tanto pela adoção do mesmo método político quanto pela política de conciliação praticada há mais de uma década.

Dado esse contexto, as candidaturas de Jhonatas Monteiro e Sidinea Pedreira em 2012 e em 2014 não só apresentaram quanto consolidaram uma referência alternativa à política tradicional no município. Cumpridas essas tarefas iniciais, o PSOL Feira disputará o processo eleitoral de 2016 com o objetivo de reforço da sua presença na política institucional feirense, o que compreende a possibilidade de uma chapa completa para a disputa de vagas na Câmara Municipal e candidatura própria para a disputa do governo municipal. Também foi consensual a reafirmação do método de campanha diferenciado do PSOL: sem financiamento empresarial, colaborativo tanto nas redes quanto nas ruas, com propostas elaboradas em conjunto com quem sente na pele a exploração e opressão, bem como com candidaturas enraizadas nas lutas sociais. Para tanto, durante a plenária, foi elaborada uma primeira lista indicativa de nomes das diversas companheiras e companheiros que representarão o PSOL em 2016.

Além disso, com o objetivo de retomar e aprofundar o debate eleitoral, assim como analisar as mudanças na situação política, foi indicada uma próxima Plenária Eleitoral do PSOL para o mês de setembro.

Ascom PSOL Feira


Nenhum comentário:

Postar um comentário