Páginas

11 de jul. de 2011

Carta Aberta do Coletivo de Estudantes Pró-Bandejão


No dia 08 dos 07 de 2011 o Restaurante Universitário não funcionou, sendo alegado que por parte dos funcionários eles não se sentiam bem em seu ambiente de trabalho por conta dos atos políticos que vem sendo empreendidos pelo Movimento de Estudantil. Na mesma manhã do dia citado, foi solicitada uma reunião com a Reitoria pelos estudantes e funcionários para discutir tal problemática. Esta reunião se iniciou às 10:00 hs, com a presença da Reitoria, UNDEC-CODAE, funcionários do R.U. e estudantes. Foram expostas as angústias dos funcionários, os quais diziam sentirem-se receosos com alguns dos atos ocorridos. Durante a reunião o Movimento Estudantil expôs suas reivindicações, mostrando também que SUS atos são de natureza política representados sempre de forma pacífica, desse modo, não representando nenhuma ameaça a integridade física dos funcionários dessa empresa, se comprometendo todo o movimento em dar continuidade a pacificidade dos atos.
Nós do Coletivo Pró-Bandejão, entretanto, enxergamos a atitude de não abertura do R.U., como uma ação arbitrária imposta aos funcionários do estabelecimento Sabor & Arte pelo pró-reitor do bandejão Sr. Edilson, tendo em vista a conduta que este senhor possui diante de seus funcionários, onde ocorrem demissões sem justificativa e repreensões autoritárias para com os mesmos. O que temos percebido é uma postura complacente da Reitoria as atitudes que este indivíduo comete e uma conivência da UNDEC, órgão que teoricamente deveria ser responsável pela fiscalização do R.U. Não obstante, essas mesmas instâncias que praticam a conivência e a complacência não têm tais atitudes para com os estudantes que quando com fome que estão há mais de uma hora na fila, resolvem se manifestar e mostrar sua indignação, seja expropriando o burguesão ou entrando no bandejão sem pagar a taxa de 1 (um) real solicitada. O que temos percebido é uma perseguição explícita a alguns estudantes, seja tirando fotos dos alunos em manifesto e enviando a UNDEC, ou a ameaça de rescisão contratual dos bolsistas que tem participado do movimento.
Ao longo de toda a reunião, foi a novamente a postura omissa da Reitoria em seu papel de resolver problemas que lhes cabem a competência, e mantendo essa postura sequer permitiram-se pensar numa resolução a uma necessidade emergencial do dia 8 (oito) de julho, a alimentação de mais de 8 (oito) mil estudantes.
Mais de 50 estudantes estiveram presentes a reunião com a Reitoria, reivindicando um problema básico (todos os alunos estavam com fome!!!). Reitor, vice-reitor e membros da UNDEC em momento algum se mostraram dispostos a solucionar tal impasse. Diante disso, estes mesmos estudantes famintos de alimento e sedentos de justiça, deliberaram permanecer na sala onde ocorreu a reunião afim de a administração superior assumir sua responsabilidade e resolver o fato, a fome de todos os estudantes a UEFS. Como foi citado, a reunião teve início as 10hs,  as 15hs os estudantes ainda permaneciam com fome na sala de reunião, junto com a presença do reitor, vice-reitor e representantes da UNDEC, neste horário referido, a postura destes mesmos representantes da administração da UEFS foi o que já tem se tornado uma prática nessa gestão, das às costas.
Enfim, caros estudantes, no momento em que redigimos esta carta (às 16hs), permanecemos ainda na sala de reuniões sem termos tomado café ou almoçado (lutando por uma causa que acreditamos que é válida e de todos), decidimos sair deste espaço, tendo em conta que não estávamos exaustos e que nossa postura não era em momento algum fazemos greve de fome (apesar de termos sido obrigados a não comer neste dia), mas apenas sinalizar a falta de comprometimento da Reitoria em resolver problemas que são básicos dos estudantes, não se omitindo é claro, de resolverem problemas básicos da Empresa Sabor & Arte.
Nesta carta, convidamos a todos os estudantes que compareçam a uma reunião do Coletivo Pró-Bandejão na quarta-feira, dia 13/07, às 17hs no anfiteatro do módulo 2 afim de discutirmos o que até aqui tem ocorrido, e decidirmos nosso posicionamento para a Reunião com a Reitoria marcada para o dia seguinte (14/07) às 09hs.

Saudações! Esperamos seu comparecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário