Páginas

28 de ago. de 2011

Senadora Marinor Brito defende 10% do PIB para educação

Em pronunciamento nesta quinta-feira (25), a senadora Marinor Brito (PSOL-PA) disse que o Brasil só terá uma educação de qualidade quando aplicar pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação. A senadora criticou o atual percentual de 7%, previsto pelo governo no novo Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional.

 
Marinor Brito ressaltou que o percentual de 10% também é defendido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, mas aproveitou seu discurso para criticar editorial do jornal Folha de São Paulo, do último dia 22, que questiona a elevação de gastos em educação.
O jornal, segundo ela, avalia as emendas ao texto original do Plano Nacional como um desejo de "cada parlamentar de deixar sua marca em um projeto de inegável relevância" e considera que as alterações podem tornar o plano inexeqüível.
A senadora esclareceu que o compromisso do PSOL é com a melhoria da educação e que o governo não teve "respeito, decência e honestidade intelectual" de fazer balanço do PNE que vai ser substituído, tendo apresentado ao Congresso Nacional uma nova proposta sem esses dados, garantindo apenas que 7% são "mais que suficientes" para o setor.
Na avaliação de Marinor Brito, a educação tem de ser regida por um plano que atenda aos interesses dos filhos da classe trabalhadora, em consonância com a realidade, capaz de enfrentar os baixos índices educacionais do país; o deslocamento dos pobres para a escola; a capacitação continuada dos profissionais da educação; a defasagem salarial; e as péssimas condições de trabalho dos educadores.
Marinor Brito disse ainda que a escola pública precisa ser capaz de recolher das ruas as crianças que hoje só tem como alternativa a prostituição juvenil e as drogas, o que as torna presas fáceis do tráfico de seres humanos.

Corrupção no Governo Federal:

Na mesma sessão Marinor Brito disse que a faxina que o Governo Federal tem noticiado na imprensa nacional, parece mais uma faxina de pessoa preguiçosa. É aquela faxina que varre, mas coloca o lixo para baixo do tapete.
- Infelizmente, chego a esta conclusão, porque, nos casos das denúncias recentes, das exonerações ou dos pedidos de demissão, a presidenta fez seguidos elogios aos ministros e atos de desagravo a alguns deles, mas o governo federal, não muda a relação promíscua com o congresso nacional. E vem tentando impedir que sejam apuradas, investigadas, pelo congresso nacional, as denúncias que tomaram conta do país, disse.
- Eu acredito que o Observatório da Corrupção, lançado ontem [24.08] na OAB, e esses atos contra a corrupção e impunidade que começaram a se organizar e acontecer pelo Brasil, vão dar uma resposta a esse governo irresponsável, que tem deixado o povo na miséria, à míngua, nessa violência, com falta de saúde e qualidade de vida, encerrou.

Com informações da Ag. Senado e Redação final da Assessoria de Comunicação / Sen. Marinor Brito.
Fonte: Site - Senadora Marinor Brito

_________________
Pedimos divulgação por e-mails e nas redes sociais.

Faça parte do perfil: Facebook - Página 50

Nenhum comentário:

Postar um comentário