Páginas

11 de jan. de 2012

Não à criminalização da luta contra o aumento da passagem! – Teresina/Piauí

Lutar não é crime, é direito!
Libertação imediata dos presos políticos!

Desde o início do ano, o direito de lutar contra o aumento da passagem de ônibus e por um sistema de transporte público decente tem sido duramente reprimido pelo aparato policial.


Manifestações pacíficas têm sido constantemente contidas com o uso de violência policial e através de dezenas de prisões de ativistas. Como resultado disso, no momento, o Piauí tem 13 presos políticos. São estudantes e trabalhadores/as que foram criminalizados/as pelo simples fato de estarem nas ruas lutando por um direito social.


Se a truculência policial já se fazia bastante presente nos primeiros atos promovidos pelo Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público desde o dia 2 de janeiro, na tarde do dia 10 aconteceu o auge da repressão e criminalização ao movimento. Dezenas de pessoas que estavam sentadas em protesto na Avenida Frei Serafim foram covardemente agredidas pelo aparato policial. Muitos/as lutadores/as foram presos sob acusação de formação de quadrilha. Os valores estabelecidos para liberação dos presos políticos – 10 salários mínimos por pessoa detida – mostram a tentativa do governo Wilson Martins (PSB/PCdoB) e Elmano (PTB/PT) de desencorajar novas manifestações.


A criminalização da luta contra o aumento mostra o caráter fascista do governo Wilson Martins, que a pedido de Elmano Ferrer (PTB/PT), usa de toda a violência para tentar conter manifestações, atendendo assim aos interesses dos empresários do setor de transporte, que há décadas mantêm uma relação promíscua com a prefeitura.


O Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público tem dado acompanhamento jurídico às vítimas dos abusos cometidos pela polícia e conclama a toda a sociedade piauiense a repudiar a violência policial contra aqueles/as que são impedidos de exercer o direito democrático de livre manifestação. Mesmo com toda a repressão, a luta vai continuar pela revogação imediata do aumento do preço da passagem de ônibus, e pela integração em 100% das linhas, sem cobrança de segunda tarifa!

Teresina, 11 de janeiro de 2012.

Fórum Estadual em Defesa do Transporte Público

_________________
Pedimos divulgação por e-mails e nas redes sociais.

Faça parte do perfil: Facebook - Página 50

Nenhum comentário:

Postar um comentário