Páginas

31 de mai. de 2012

PSOL: o partido da defesa dos 10% do PIB para a educação pública já!

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) apresentou voto em separado na Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) da Câmara dos Deputados defendendo o investimento de 10% do PIB para a educação pública já. O PSOL foi obrigado a apresentar voto em separado porque o relator, Angelo Vanhoni (PT-PR), apresentou proposta de 7,5% do PIB para 2020, superior em apenas 0,5% em relação a proposta do Governo Federal.
Desde sua fundação, em 2004, o PSOL tem lutado contra o avanço das privatizações e terceirizações e por mais investimentos públicos na educação e saúde pública, contra os desvios de dinheiro público que hoje beneficiam grandes empresários do setor. Por isso, o partido defende, tanto no parlamento quanto nos movimentos sociais onde está inserido, o investimento de 10% do PIB para a educação pública já. Ivan Valente, que é deputado federal desde 1994 (esteve no PT até 2005), foi relator do PNE – Proposta da Sociedade Brasileira em 1997 e já neste momento defendeu o investimento de 10% do PIB. Infelizmente, o PT abandonou esta ideia, afirmando agora que não é necessário investir essa quantia.
Fruto do descaso do Governo Federal com a educação pública, a maior parte das universidades federais encontra-se com docentes e estudantes em greve e os técnico-administrativos já estão indicando greve para 11 de junho. Entre as reivindicações do movimento está a pauta dos 10% do PIB. O PSOL foi o único partido politico que declarou apoio ao movimento paredista no Congresso Nacional.
O presidente da Comissão Especial do PNE, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), informou que a votação do parecer do relator deve acontecer no dia 12 de junho. Caso o substitutivo de Vanhoni seja aprovado na Comissão, Ivan Valente lutará para levar a votação do PNE ao plenária da Câmara. Segundo o deputado do PSOL, “a vitória nesta batalha depende e muito da força e da mobilização dos movimentos sociais que estão em luta pela valorização da educação pública”.
_________________
Pedimos divulgação por e-mails e nas redes sociais.

Faça parte do perfil: Facebook - Página 50
Programa Nacional de TV do PSOL – 26/04/2012

Um comentário: