Páginas

21 de nov. de 2013

"PSOL DEBATE" DISCUTIRÁ RACISMO E EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA

O Partido Socialismo e Liberdade de Feira de Santana realizará mais um “PSOL Debate”, sendo uma das primeiras atividades dessa edição realizada no dia 23 de novembro. O evento está em sua III edição e dessa vez ser realizará em uma série de debates promovidos pelo Partido que se prolongarão até o ano que vem em datas esparsas, ao contrário das outras edições que foram eventos concentrados em um dia ou em dias seguidos.
Dentre outros temas, será abordado no dia 23 de novembro “Racismo e extermínio da juventude negra”. A discussão pretende trazer uma reflexão em termos dos fatores que incidem sobre a condição de vida da população negra hoje, em especial da sua juventude. Essa tem sido vitima principal das políticas de segurança, seja no tocante à ação direta do Estado ou pela a omissão deste, que criminaliza suas características socioculturais a bem de uma violência simbólica, física e institucional, que em muitos casos chega à eliminação física dos jovens negros, população essa, em sua maioria, concentrada nas periferias dos grandes centros urbanos.
A temática não foi escolhida aleatoriamente. Pretende, pois, marcar uma posição objetiva quanto a esta situação, em especial por conta das comemorações e reflexões advindos do dia 20 de novembro, dia da consciência negra, e do Novembro Negro, elemento simbólico e concreto que resume um conjunto de atividades promovidas por organizações e movimentos da sociedade civil comprometidos com a pauta em questão.
Na oportunidade do debate contaremos com a participação do professor e militante do PSOL de Feira de Santana Jhonatas Monteiro e de Joanderson Santana, membro e militante do Núcleo de Estudantes Negras e Negros da UEFS/NENNUEFS. O evento acontece nesse sábado, dia 23, a partir das 15h na casa São Paulo Apóstolo (Rua Castro Alves, n° 1270, Centro), próximo ao Habib’s.

Basta de racismo, violência e todo tipo de opressão contra a população negra!


Ascom PSOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário