Páginas

21 de jul. de 2015

MULHERES DO PSOL PARTICIPAM DO BANDO ANUNCIADOR DENUNCIANDO O EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA EM FEIRA DE SANTANA

O Setorial de Mulheres do PSOL participou do Bando Anunciador, realizado no último domingo, 19 de julho, em Feira de Santana. O Bando é um cortejo que percorre algumas ruas do centro da cidade, anunciando a festa em homenagem à Senhora Santana, padroeira da município, que se realiza uma semana depois. Tradição desde 1860, a realização do Bando foi suspensa pela Igreja Católica no ano de 1987, sendo retomada apenas em 2007, por iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana através do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA).

Em que pese a motivação religiosa, o Bando Anunciador é, hoje, principalmente uma manifestação cultural. Aberto à toda população, pessoas de todas as idades desfilam sozinhas ou em “bandos”, fantasiadas ou não, embaladas por fanfarras.  A exemplo do que ocorre no 2 de julho e no Grito dos Excluídos, o Bando tem se constituído também enquanto espaço para intervenções políticas, e diversos são os segmentos que utilizam essa festa de rua para se manifestar. Neste ano foi marcante a presença de sindicatos em greve, expondo suas reivindicações, além de organizações de bairro que denunciaram os problemas da cidade.

O Setorial de Mulheres do PSOL de Feira de Santana não deixou de marcar presença, realizando uma intervenção política através de cartazes e pinturas corporais, denunciando o genocídio da população negra e jovem das periferias. Esta pauta vem sendo tocada pelo setorial através de uma campanha permanente iniciada em 2015, suscitando a articulação de moradores da periferia e familiares de vítimas. A intervenção foi bem recebida por outros participantes do Bando, que que fizeram questão de manifestar apoio à causa e destacar a importância desta luta em Feira de Santana, dados os números alarmantes de assassinatos de jovens na cidade.


Ascom PSOL Feira 

2 comentários:

  1. Espetacular!! O Bando foi lindo e as intervenções digníssimas e maravilhosas! Amei participar

    ResponderExcluir